• Post author:
You are currently viewing 7 Motivos que elevaram o preço dos Seguros

Procura um seguro para veículos? Faça sua cotação conosco! Neste artigo listamos sete motivos para a elevação do valor de um seguro. Clique e conheça!

O aumento no valor do seguro para veículos está ligado a alguns fatores.

Esses fatores, vão desde a análise do perfil do comprador, marcas e especificações dos veículos, passando pelas oscilações da economia, até fatores externos como a pandemia e a guerra da Ucrânia.

De cara, o aumento foi impactado pela retomada da atividade econômica; que em 2020, durante a pandemia, havia registrado uma queda de preços em todo o país, apesar que em algumas capitais ainda subiam, mesmo que lentamente.

Quais outros motivos também contribuíram para a elevação do preço dos seguros para veículos? Além dos já mencionados, outros fatores também pesaram significativamente.

Neste artigo, veremos quais os 7 motivos que pesaram na elevação dos preços dos seguros para veículos.

1. Aumento da tabela Fipe

O valor do seguro dos veículos é calculado com base no valor médio publicado pela tabela Fipe, o principal índice utilizado pelos vendedores na hora negociar um veículo.

A tabela é atualizada mensalmente e traz os valores de veículos novos, usados ou seminovos, conforme a marca, o ano, modelo e versão de cada um.

A FIPE explica que o índice é uma referência e nele podem ocorrer diferenças significativas tanto para cima quanto para baixo, pois são analisados os mais variados aspectos na hora de fixar o preço final de um veículo na tabela.

Os reajustes na tabela Fipe ficaram acima do normal, causando prejuízos para as seguradoras que costumam se basear nos valores publicados nela para pagar o sinistro presente nos contratos de seus clientes, a Fipe também é usada no cálculo do ipva.

2. O peso da inflação no valor do seguro para veículos

A inflação aumentou significativamente no Brasil nos últimos anos e afetou setores como o de alimentos, o imobiliário e muitos outros.

Os problemas internos com a crise causada pela pandemia e pela recente guerra da Ucrânia trouxeram um cenário de preocupação e dúvida.

A crise mundial afetou seriamente a indústria automotiva, que ainda não se recuperou e não conseguiu voltar aos índices anteriores de produção.

Outros fatores combinados, como o aumento significativo de furtos, roubos, acidentes e colisões, ocorridos no pós-pandemia, também contribuíram para manter a inflação dos seguros em alta.

3. Redução de preços na pandemia

Em 2020, durante a pandemia de covid, a circulação de veículos ficou bastante reduzida. E essa redução gerou uma diminuição dos riscos, o que consequentemente fez os preços dos seguros dos veículos caírem.

Mas no início do ano de 2021, mudanças significativas ocorreram! O preço dos veículos usados disparou, a falta de peças de reposição e outros problemas relacionados, modificaram drasticamente o cenário automotivo.

Atualmente, mesmo com continuidade da atividade econômica, a recomposição do setor automotivo é lenta e o mercado ainda não conseguiu se recuperar. Essa defasagem é transferida para vários setores da indústria e reflete no aumento do valor do seguro.

4. Abastecimento de peças e o aumento no valor dos seguros para veículos

A ocorrência da pandemia afetou seriamente a fabricação de peças e insumos no setor automotivo, que antes da Covid — 19 estava plenamente estabelecido e operando há vários anos em ascensão.

Anteriormente, os automóveis eram produzidos normalmente em grandes escalas e dificilmente ocorriam casos de desabastecimento ou falta de peças.

A falta de matéria-prima se deu, entre outras coisas, pelo fato da indústria ter priorizado a fabricação de equipamentos elétricos como respiradores, que foram muito importantes durante a pandemia.

Também houve uma redução geral da mão de obra especializada devido ao isolamento obrigatório. O que causou o atraso na produção e reposição de peças e veículos novos.

A crise com a falta de peças, como os semicondutores, essenciais para a fabricação de veículos, entre outros, fez com que os prejuízos tivessem que ser repassados, causando um aumento nos preços dos seguros. O que afetou diretamente o bolso dos proprietários de veículos.

5. Aumento do roubo e do furto

Além de trazer insegurança, os altos índices de roubos e furtos de veículos causam um prejuízo considerável para os proprietários de automóveis em todo o país, que somados ao baixo índice de recuperação dos veículos, acabam impactando no valor dos seguros cobrados pelas operadoras.

O valor médio de um seguro para veículos é composto por diversas variáveis, entre elas está o roubo e o furto de veículos, considerado um dos itens que mais pesam no aumento do valor da apólice

6. Alto Índice de Sinistralidade após retorno da pandemia

O mundo ainda sente os impactos da pandemia do Covid — 19. A taxa de sinistralidade que havia anteriormente caído, chegando a ficar abaixo dos 50%, subiu após a volta da mobilidade e os pagamentos de indenizações e benefícios voltaram a crescer em 2021.

7. A criminalidade

A criminalidade que durante a pandemia registrou os mais baixos índices, fazendo com que o valor dos seguros caíssem na época, a partir de 2021 voltou a subir. Principalmente após o retorno dos automóveis às ruas.

O número de ocorrências envolvendo furtos, roubos e a clonagem de veículos aumentaram drasticamente. Essas ocorrências frequentes, principalmente as envolvendo o roubo e o desmanche dos veículos para revenda das peças, têm impacto direto no aumento dos preços dos seguros para automóveis.

Seguro é coisa séria!

E deve ser feito por alguém que conheça bem o assunto.

Se você está em busca da segurança e proteção de sua família e de seus bens, venha ao lugar certo. A Seven corretora de seguros trabalha em parceria com as mais importantes seguradoras do Brasil.

Nossa equipe de profissionais oferece um excelente serviço de consultoria. Estamos sempre encontrando as melhores opções e a cobertura perfeita para o perfil de cada cliente.

Entre em nosso site, faça uma cotação que lhe enviaremos um estudo personalizado perfeitamente adaptado às suas necessidades.

Autor: Everton Santini