• Post author:
You are currently viewing Entenda o que é o seguro fiança locação

Está em busca da locação de um imóvel e não sabe como conseguir fiança para fechar negócio? Aprenda tudo sobre o seguro locação e seu papel nesse cenário.

Crescente no mercado imobiliário, o seguro locação é um dos maiores fenômenos atuais quanto se trata da locação de imóveis, em que, apenas em 2020, sofreu um impacto de mais de 75% de busca, conforme dados da Federação Nacional de Seguros Gerais.

Quando se trata da locação de um imóvel, é comum o locatário sempre chegar na parte de escolher um fiador para que assinem conjuntamente o contrato e assim, possa garantir ao locador uma segurança que não deixará de receber o seu aluguel em dia e corretamente.

Isso porque o fiador atua como um suporte, para em casos de inadimplência e o locatário parar de arcar com seu compromisso firmado, aquele assumirá a dívida e deverá pagar o valor devido ao locador, visto que se responsabiliza dessa forma em contrato.

Todavia, com a chegada do seguro locação, a modalidade de fiança ganhou um novo contexto, permitindo com que ao invés do locatário passar tempos procurando um fiador e o convencendo de fazer parte, pode procurar diretamente esse benefício especializado.

Por isso, hoje vamos te contar mais sobre o que é o seguro locação e como se desenvolve no mercado imobiliário, de forma com que você encontre uma nova alternativa nos contratos firmados e possa se sentir mais seguro para manter o pagamento contínuo do seu aluguel.

O que é o seguro locação de fiança?

Para entender o que é o seguro locação, basta partir do ponto de realização de um contrato locatício, que possui regulamentação específica através da Lei do Inquilinato, na qual também se encontra as características dessa modalidade.

Sendo um contrato acessório ao contrato próprio de locação, o seguro locação permite com que sejam cobertos os gastos do locatário, principalmente em casos que se encontre inadimplente, o que se satisfaz por si só e não depende de outras formas de garantia.

Isso permite com que o inquilino não dependa de um fiador pessoa física para topar a ideia de assinar o contrato de fiança e assuma os riscos e a responsabilidade de arcar com inadimplência, caso ocorra.

Através do seguro locação, firmado em conjunto com uma seguradora especializada no assunto, tudo fica automatizado, permitindo muito mais segurança e conforto para a realização dos contratos e já se adequar corretamente para iniciar a locação no imóvel.

Um ponto importante é que o seguro locação começou sendo contratado para o período de um ano, necessitando de renovação para que continuasse a sua validade. Todavia, após mudanças proferidas pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), o prazo foi alterado.

Atualmente, o SUSEP exige que os contratos firmados com seguro locação durem por todo tempo que aquela relação durar, ou seja, que se estenda durante todo o tempo em que o locatário estiver no imóvel, sem que se preocupe em renovar.

Essa mudança foi muito positiva por despertar uma segurança no locador, que caso se depare com inadimplências por parte do seu locatário, já tem essa garantia que não ficará na mão, que será pago pela seguradora, que posteriormente terá o regresso do locatário.

Vantagens do seguro locação

Nessa relação com o seguro fiança, fica notório os benefícios para todos os lados da relação, que conseguirão ter muito mais conforto e uma segurança mais elevada para fechar negócio e estender as relações.

Em relação a imobiliária, por exemplo, quando há o fechamento de um negócio com seguro locação o processo é muito mais fácil, menos burocrático, facilitando seu serviço, além de aumentar a capacidade de controle e fiscalização dos pagamentos que estão pendentes.

Já em relação ao locatário, o seguro locação possui inúmeras vantagens, nas quais podemos destacar:

  • Sem necessidade de buscar fiador;
  • Sem se matar para reunir bastante dinheiro e garantir uma reserva de pagamento;
  • Seguro durante todo o período de locação;
  • Processo mais rápido e com muito menos burocracia (muito menos mesmo);
  • O pagamento do seguro é junto com o aluguel, sendo mais fácil administrar.

Por fim, ao dono do imóvel, as vantagens também são muitas, sendo:

  • Garantia de recebimento do pagamento dos aluguéis;
  • Mais facilidade para locar o imóvel;
  • Autonomia para elaborar a contratação conforme suas próprias necessidades e as do inquilino;
  • Prestação técnica e jurídica por parte da seguradora;
  • Tranquilidade para efetuar despejos e solicitar a retirada caso de toda maneira, não haja alta taxa de inadimplência.

Como fazer a contratação do seguro locação?

Por fim, para contratar o seguro locação é muito simples, e pode ser facilmente conseguido com a ajuda da imobiliária, que em contato com uma seguradora de confiança e apta para essas atividades, exercerá o melhor contrato para você!

Através da análise dos seus documentos e da sua renda, estando tudo certo, a seguradora enviará a proposta para a imobiliária, que continuará esse processo de implementação do seguro locação e finalização dos contratos.

Todo o processo é concluído com a emissão de apólice por parte da seguradora, e pronto! Você observará esse procedimento e se sentirá muito mais tranquilo com a aderência do seguro locação no aluguel do imóvel.

Faça a simulação do melhor seguro locação para você!

Agora que você já sabe tudo sobre o seguro locação e como facilita a vida de quem mora de aluguel, que tal se adiantar e calcular agora mesmo a melhor possibilidade de seguro para você, que cabe no seu bolso e atende suas necessidades e dos envolvidos.

Através do Corretor Digital da SEVEN Corretora de Seguros, você consegue calcular o seguro locação ideal para o seu caso, o que planeja e as suas possibilidades de locação, podendo já ter uma noção e partir para a contratação mais em conta dessa garantia.

Viu como é fácil? Então não perca tempo e faça já a simulação do seu seguro locação e conquiste mais um dos seus objetivos. Aproveite!

Autor: Everton Santini