• Post author:
You are currently viewing Aprenda as melhores práticas para evitar uma negativa de seguro

Ao se contratar um seguro, de qualquer natureza, o que se espera é estar protegido, pouco pensamos em receber uma negativa de seguro.

Entretanto, esta pode ser uma das maiores dores de cabeça ao chegar na hora de receber sua indenização e descobrir por algum motivo que você não tem direito a indenização.

E infelizmente essa situação é mais comum do que se pensa.

Por isso, para evitar a negativa de seguro e prejuízos financeiros você deve ficar atento e ter muita atenção ao seu contrato de seguro.

O que é uma negativa de seguro?

A negativa de seguro é uma ocorrência que provoca a perda de seu direito à indenização do seguro.

Uma negativa de seguro pode acontecer quando:

  • O sinistro vier a acontecer por culpa grave ou dolo do beneficiário do seguro ou pelo segurado;
  • Caso a reivindicação da indenização for fraudulenta ou de má fé;
  • Caso tenha sido feita alguma declaração falsa, seja do segurado, corretor, beneficiário ou qualquer representante;
  • Se através de qualquer meio, tentar obter benefícios ilícitos do seguro;
  • Caso o segurado aumente o risco intencionalmente.

Por que as seguradoras negam o seguro?

Uma negativa de seguro é um tema delicado, pois ao contratar um seguro, achamos que estamos protegidos.

Porém esta negativa de seguro pode acontecer por vários motivos, como por exemplo:

O não cumprimento das normas de gerenciamento de riscos, pois todas as exigências da apólice devem ser consideradas e obedecidas na íntegra, em caso de dúvida você deve consultar seu corretor para não correr o risco de uma negativa de seguro.

Pelos motivos técnicos, esses geralmente ocorrem por falta de contratação de coberturas adicionais. Por isso, todas as particularidades devem ser estudadas minuciosamente para evitar a negativa de seguro.

Pela inadimplência. Caso o segurado não pague as parcelas correspondentes ao prêmio do seguro, ou tenha  algumas pendências no pagamento, pode causar a negativa de seguro.

As seguradoras tomam muito cuidado antes de emitir uma negativa de seguro, pois o foco da seguradora é fazer o pagamento da indenização.

Porém quando há alguma dúvida a seguradora irá investigar o sinistro para fazer o que é justo, por isso é importante passar as informações corretas para se prevenir que uma negativa de seguro ocorra.

Como prevenir a negativa de seguro?

Ao contratar um seguro, o contrato deve ser lido e entendido de forma minuciosa para evitar a negativa de seguro.

Você deve ter certeza de que a cobertura contratada é adequada para amparar o risco. Tudo deverá ser especificado de forma clara para que a indenização seja paga, não ocorrendo a negativa de seguro.

Analise as exigências e requisitos para que sejam cumpridos, pois qualquer detalhe pode prejudicar e interferir na cobertura.

Pesquise a seguradora e tenha um corretor de confiança, faça pesquisas quanto ao atendimento e pagamento de sinistros. Contrate empresas com boa reputação.

Qualquer informação errada ou omitida pode causar uma negativa de seguro, pois a apólice de seguro depende do enquadramento do risco com informações corretas e claras.

Quais são os passos para reclamar a negativa de seguro?

Caso ocorra uma negativa de seguro, em primeiro lugar você deve aferir qual foi a causa que levou a seguradora a essa negativa de seguro.

Verificar se foi algo errado na documentação, alguma omissão de informações ou alegação de fraude.

Você deve se certificar de que não havia condições impeditivas, como por exemplo alguma alteração no risco que entre em desacordo com os limites legais, como a alteração das características de um veículo que não entraram no seguro.

Confirme também se é um caso de negativa de seguro, ou apenas se o pagamento não está retido até que você cumpra algum requisito.

Após a fase administrativa, caso continue com a negativa de seguro, você poderá ajuizar uma ação de indenização.

Como reclamar uma negativa de seguro?

Assim que ocorrer o sinistro, informe a seguradora.

Em caso de haver negativa de seguro, o segurado deve solicitar uma carta de negativa por escrito da seguradora, dessa forma terá um prazo de até três anos para entrar com uma ação contra a seguradora.

Fora isso, o consumidor pode fazer uma reclamação na Susep, Superintendência de Seguros Privados, que é responsável pela fiscalização e controle do mercado de seguros.

Como se preparar para uma negativa de seguro?

Certas situações podem levar a uma negativa de seguro, porém algumas delas podem ser consideradas abusivas.

Para contestar essa negativa de seguro você pode entrar em contato com a ouvidoria da seguradora que terá um prazo de 15 dias para responder a reclamação.

E caso esse caminho não funcione, você deverá procurar seus direitos na justiça com um advogado especializado em direito securitário.

Na maior parte dos casos os segurados recebem ao fim das ações suas indenizações negadas, além de indenização por danos morais e patrimoniais.

Entretanto, sempre é aconselhado tentar o caminho mais amigável.

Como encontrar um seguro após uma negativa?

Com certeza ter uma negativa de seguro pode ser traumatizante.

Portanto, para contratar um seguro você deve levar em consideração as informações sobre a cobertura da apólice, os riscos, valores e todos os pontos que podem gerar problemas.

Você deve realizar uma cotação para conhecer todos os valores e coberturas que se encaixem em suas necessidades e orçamento.

E considerar a proposta do seguro e as cláusulas contidas, por isso sempre leia o contrato atentamente e tire todas suas dúvidas.

Quais são os benefícios de se proteger de uma negativa de seguro?

Contratar um seguro é coisa séria.

Você protege sua família e seus bens ao contratar um seguro confiável para que dessa forma você possa se proteger de despesas inesperadas.

Busque informações sobre sua corretora de seguros na internet, consulte o site da Susep e o Reclame Aqui.

Sempre leia atentamente o contrato e tire todas as suas dúvidas, pois como é algo muito sério o contrato de um seguro, você deve ser bem orientado e ter a assessoria de uma boa corretora como a Seven Corretora de Seguros faz a diferença.