• Post author:
You are currently viewing 7 motivos em que a seguradora pode negar a indenização do seguro

É contratante de um seguro automotivo e não quer ter problemas com seu acesso? Saiba quais fatores impedem o recebimento da indenização e fique regularizado.

Para os motoristas, não há nada melhor e que traz mais conforto em relação ao seu veículo do que garantir a sua proteção, não apenas com os cuidados próprios relacionados ao seu uso e direção, mas atribuindo segurança em casos mais graves e de difícil reparação.

Aplicar um seguro automotivo desde a compra ou a qualquer tempo de uso do seu carro ou outro veículo é o que garante mais confiança em circular por aí, além de estacionar tranquilamente nos ambientes e não ficar toda hora pensando em verificar o automóvel.

Todavia, ainda que se contrate a melhor seguradora de automóveis, a que apresenta mais vantagens e uma maior proteção, caso não siga as instruções e quebre protocolos e regras básicas de uso, terá os efeitos da negativa de seguro e não receberá a indenização.

Sendo assim, é importante estar sempre de olho nessas questões e impedir com que acabe sendo alvo delas, e assim, evitar com que tenha um congestionamento no seu contrato e quando precisar, a negativa de seguro seja ativada e impeça a devida manutenção.

Com o intuito de preparar e evitar com que caia em uma dessas ciladas e prejudique a sua contratação, vamos te contar hoje os 7 motivos que impedem o recebimento da indenização de seguro, a fim de que não passe nem perto de nenhum deles.

Afinal, o que é e como funciona o seguro para automóveis?

Antes de passar para os motivos e entender o que pode prejudicar o recebimento da indenização através da negativa de seguro, é importante saber claramente o que ele é e como funciona, afinal, os motivos estão diretamente ligados a esse cenário veicular.

Sendo um contrato firmado entre o proprietário de um veículo, podendo ser de um carro, moto, entre outros, e uma seguradora automotiva, o seguro é uma relação firmada através do pagamento de valores à seguradora para que seja efetivada a proteção.

Resumidamente, o proprietário do veículo procura uma seguradora e realiza o pagamento de taxas que visam proporcionar a proteção veicular, por meio da qual a seguradora irá garantir o ressarcimento e retorno financeiro caso haja algum dano ou prejuízo ao veículo.

Essa aplicação é muito comum em casos de roubos e acidentes, em que há a perda ou danos graves ao veículo, que quando devidamente assegurado, permite ao dono receber uma indenização para que tenha acesso a outro veículo ou repare esses danos causados.

Contudo, como já comentamos, é possível que mesmo mediante o contrato, possa ser barrada a indenização através da negativa de seguro. Mas então, quais seriam os motivos que poderiam atrapalhar esse processo?

7 motivos em que pode haver a negativa de seguro

A negativa de seguro pode se dar desde questões relacionadas ao pagamento do seguro como em atitudes do próprio dono do veículo. Assim, dentre elas, podemos destacar:

1. Perfil incorreto e mudança de perfil durante a vigência contratual

Informações erradas ou incompletas acerca do perfil do contratante, como exemplo relacionados a idade e endereçamento, já é um problema notório, que mesmo não sendo de conhecimento do motorista, não impede a negativa do seguro por divergência de dados.

Assim, é muito importante checar todos os dados informados para a seguradora e informar alterações quando ocorrerem.

2. Dirigir embriagado

Outro ponto que não é preciso muito para explicar a negativa de seguro é em relação a dirigir embriagado.

Previsto na Lei Seca e um dos maiores motivos de acidentes no trânsito, a presença do álcool neste momento não é nada bem vinda e deve ser afastada.

Assim, se mesmo após todos os trâmites for comprovado que você estava embriagado, a indenização do seguro com certeza será negada.

3. Atraso de pagamento

Atrasos de pagamento é algo que barra a prestação de serviços em qualquer lugar.

Por isso, fique atento para estar em dia com as mensalidades da seguradora, a fim de que não haja suspensão ou cancelamento, e ainda, a negativa de seguro quando ativado.

4. Emprestar o carro para pessoas sem habilitação

Caso pense que pode emprestar o carro para quem ainda não possui CNH, ainda que rapidamente ou para treinar, não adianta se desesperar.

Ocorrerá a negativa de seguro caso haja algum problema que atinja o veículo e a seguradora seja acionada para tratar.

5. Colocar acessórios e alterar a estrutura veicular

Desde instalar acessórios chamativos e luxuosos no carro, além de toda e qualquer alteração, como o famoso “rebaixar o carro”, são situações de risco que devem ser comunicadas à seguradora, sob pena da negativa de seguro alcançar o seu veículo.

6. Sinistro envolvendo veículos de parentes de 1º grau e cônjuges

Ainda, é importante frisar que familiares de primeiro grau, que são os pais, filhos, irmãos e os cônjuges, não são considerados terceiros envolvidos. Isso faz com que caso você bata no carro de algum desses parentes, o seguro não irá atender ao sinistro.

7. Tumultos generalizados

Por fim, caso seu veículo sofra com exposições de risco, como em estádios lotados com brigas das torcidas, ou em protestos e manifestações nas ruas, e venha a sofrer danos, a negativa de seguro será ativada e você não receberá a sua indenização.

Saiba qual a melhor alternativa de seguro para você!

Agora que você já sabe quais são os motivos que levam a negativa de seguro e atrapalha a continuidade do seu serviço, fique atento às dicas e busque estar devidamente protegido sempre, para evitar dores de cabeça e insegurança na circulação com seu veículo.

Na SEVEN Seguros você pode simular a melhor contratação de seguro para você, além de já entrar em contato direto com a seguradora e tirar suas dúvidas, já saindo desse contato com sua proteção em mãos e muito bem aplicada.

Autor: Everton Santini